Total de visualizações do blog

17 junho 2018

Conheça Itaqueri da Serra, um refúgio para os amantes da natureza

igreja de itaqueri da serra
Foto: Arquivo pessoal
   E aí galera, beleza? Nem só de Goiás vivem nossas matérias de viagem! 😎 Hoje vou falar pra vocês sobre Itaqueri da Serra, um vilarejo do município de Itirapina, interior de São Paulo. Um lugar onde a Andressa viveu por alguns anos, fez parte da sua infância e que inclusive no final do ano passado visitamos e passamos o Natal.
   Itaqueri é um pequeno distrito com duas ruas, alguns poucos moradores e apenas um bar como comércio, mas com muita história. Um lugar tão nostálgico que parece que o tempo parou.

vista de cima de itaqueri da serra
Vista de cima de Itaqueri da Serra/ Foto: Zé Maria



   O lugar é conhecido por ser tranquilo, rico em belezas naturais e por preservar suas construções antigas, além de suas incontáveis histórias e lendas recordadas até hoje por seus antigos moradores.
itaqueri da serra   O vilarejo de Itaqueri da Serra se originou em 1770 como ponto de parada de exploradores que iam dos desertos de Mato Grosso á Goiás. Oficialmente foi fundado em 1781 com o nome de "Sesmaria de Itaqueri", sendo assim elevada ao status de distrito, pois antes era considerada como vilarejo.
  Foi uma das maiores aglomerações urbanas da região e já teve cinema, cartório, médico, dentista, posto policial com cadeia, lojas, bar, fábrica de cerveja, farmácia e escola, um privilégio de poucos povoados naquele tempo.

itaqueri da serra
Rua de baixo do vilarejo/ Foto: Arquivo pessoal

itaqueri da serra
Antigo cinema/ Foto: Google

antigo cartório de itaqueri
Antigo cartório/  Foto: Google

A escola


escola de itaqueri
 Foto: Google

   A escola, hoje desativada, já chegou a receber mais de 40 alunos da primeira até a quarta série e como era pequena e contava apenas com duas classes, os alunos eram dispostos em fileiras que correspondiam a cada série. Sendo assim, as quatro séries em apenas uma classe.

Capela


igreja de itaqueri
Foto:  Arquivo pessoal

   A Capela Nossa Senhora da Conceição foi fundada em 1839 por colonizadores portugueses vindos da Ilha da Madeira em Portugal em devoção á Santa, inclusive a construção da capela foi fundamental para alcançar o termo legal de povoado. De lá trouxeram uma pia batismal e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição esculpida em madeira, ambas existentes até hoje.

igreja de itaqueri
Interior da capela/ Foto: Arquivo pessoal

igreja de itaqueriigreja de itaqueri
                                 Entrada da igreja                                   Vista da torre do sino/ Fotos: Arquivo pessoal


igreja de itaqueri
Pátio da igreja / Foto: Arquivo pessoal

   Abaixo da capela há uma figueira com mais de duzentos anos que no passado se tornou um local de descanso e parada aos que vinham à cidade ou aos que estavam de passagem.

figueira de itaqueri
A enorme figueira com mais de 200 anos/  Foto: Arquivo pessoal


Ulysses Guimarães


casa de ulysses guimaraes
Casa onde Ulysses Guimarães viveu/ Foto: José Gazola

   Foi em Itaqueri da Serra que nasceu Ulysses Guimarães no dia 6 de outubro de 1916 e viveu até os 11 anos de idade. Já foi professor de direito e em seguida entrou na carreira política onde desempenhou um papel importante na oposição à ditadura militar de 1964 e na luta pela redemocratização do Brasil. Seu primeiro discurso político aconteceu ao pé da figueira. A estrada que conecta Itirapina á São Pedro foi nomeada como Rodovia Ulysses Guimarães em sua homenagem. A casa que pertenceu a sua família ainda está lá e pode ser visitada, inclusive hoje pertence a tia da Andressa e foi onde ficamos hospedados.


O cemitério


cemitério de itaqueri da serra
   Na época em que o cemitério foi construído demorou a ocorrer um falecimento e como o povoado tinha forte ligação com o município de Brotas combinaram que o próximo habitante a morrer lá seria enterrado em Itaqueri. E foi assim que aconteceu a inauguração do cemitério com o enterro de uma pessoa da cidade de Brotas. Atualmente há mais sepulturas do que o número de habitantes, incluindo uma ala só para crianças, e é nesse cemitério que estão sepultados familiares de Ulysses Guimarães.
 Foto: Arquivo pessoal

Lendas e histórias


a menina do coquinho
   É na ala das crianças que está a representação da lenda mais famosa do povoado: a da "menina do coquinho". Diz a lenda que uma menina de cerca de um ano de idade morreu engasgada com um coquinho e que em seu túmulo nasceu uma palmeira. Os habitantes acreditam que a árvore tenha germinado devido aos restos do coquinho, já que a menina foi enterrada sem que houvesse sua retirada e até hoje as pessoas visitam seu túmulo.
   Dentre as lendas há também a de uma caverna localizada atrás de uma cachoeira que seria a maior do mundo, se estendendo por debaixo do interior paulista até o sul do estado.

 Foto: Wilson Aiello

A família Feltrin


familia feltrin
                                                                   Foto: Fran Camargo

   Em 1894 os irmãos italianos Ângelo e Luiz Feltrin abriram uma venda de secos e molhados e uma padaria em Itaqueri da Serra. Com o passar do tempo a venda prosperou, tornando-se uma loja com vários tipos de mercadorias, como açúcar, sal, querosene, bacalhau, além de roupas, ferramentas e gêneros para terra. Eles também introduziram uma máquina de beneficiamento de arroz e por muitos anos foram agentes da companhia norte americana Standard Oil Company of Brazil e forneciam aos moradores derivados de petróleo.
   Nos tempos de café Itaqueri era cheia de fazendeiros e contava com diversos comércios,  sendo o da família Feltrin o principal do vilarejo, além de ser uma referência na região.
  Os donos da casa onde funcionava a venda mantém o local preservado até hoje com as prateleiras e até mesmo um livro antigo onde anotavam as compras da família. Naquela época o pagamento era feito pela colheita, então quando havia a colheita os moradores iam até a venda e pagavam. A venda funcionou até 1990, depois de noventa e cinco anos de trabalho intenso e a casa já tem mais de 120 anos.

Turismo


cachoeira de itaqueri
   O ecoturismo vêm crescendo por causa das muitas cachoeiras e belas paisagens da região. Este ecoturismo está ligado ao turismo em expansão nas cidades e áreas adjacentes que compõem o chamado "Circuito Chapada Guarani" que inclui Itirapina, São Carlos, Brotas, Analândia, Torrinha, Santa Rita do Passa Quatro e até mesmo São Pedro.
  Para aqueles que praticam esportes de aventura, especialmente escalada, é um excelente lugar, porque no distrito existem grandes paredes de arenito ideais para a prática. Além disso há a Cachoeira de Itaqueri, formada pelas nascentes do Ribeirão Itaqueri com 15 metros de altura que é usada para Cascading e ao lado há um paredão de arenito usado para escalada esportiva. O local possui um camping chamado de Cachoeira e Camping do Saltão onde é possível encontrar hospedagem, restaurante e cachoeiras.

cachoeira de saltão
   Há também a Cachoeira do Saltão que é a mais conhecida com queda d'água de 75 metros de altura, que pode ser contemplada por meio de uma tirolesa de 1300 metros, por trecking, canyoning ou simplesmente descer pela escada e tomar um banho, além de outras cachoeiras. 
   A principal festa do vilarejo que é a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, também se tornou um evento turístico, atraindo muitas pessoas da região. A festa acontece anualmente em 8 de dezembro e é feita uma quermesse com leilão (objetos, bebidas e animais em geral), onde o dinheiro é arrecadado e revertido à paróquia para melhorias na Capela Nossa Senhora da Conceição que também é um dos pontos turísticos mais visitados.
 Foto: Google

itaqueri da serra
Vista do penhasco/ Foto: Arquivo pessoal

itaqueri da serra
 Foto: Arquivo pessoal
itaqueri da serra
Outro penhasco que conhecemos/ Foto: Arquivo pessoal

No ano passado a Ford iluminou várias árvores no trecho de acesso á Itaqueri e fizeram um comercial em alusão ao Natal para os caminhoneiros. Talvez você possa até ter visto e como estávamos por lá é claro que fomos conferir pessoalmente, assim como muitas pessoas que vieram de longe para ver.

natal iluminado ford
 Foto: Arquivo pessoal

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Se gostou da matéria deixe um comentário e compartilhe com seus amigos!


Nos acompanhe no Instagram | @Dressacarolinne
Veja mais idéias no Pinterest | Dressa Carolinne
Conheça a Fan Page | @Partedomeuar
Se Inscreva no Canal | Dressa Carolinne

Um comentário:

  1. Hoje passou na tv sobre essa beleza d cidade e agora lend,gostei i muitoo ,que fonte justiça

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo