Total de visualizações do blog

08 julho 2018

A incrível Catedral da Sé e sua cripta subterrânea com 32 câmaras mortuárias

Catedral da Sé curiosidades

   E aí galera, beleza? Hoje vamos falar sobre a Catedral Metropolitana de São Paulo, mais conhecida como a Catedral da Sé, localizada na Praça da Sé no centro de São Paulo. Decidi falar sobre esse lugar, porque é uma das igrejas mais incríveis (e acho que é a mais incrível mesmo) e mais bela que já conhecemos e nos surpreendeu devido a sua arquitetura neogótica, sua grandiosidade, além dos detalhes fantásticos que compõem o interior e exterior da catedral que nos dão a sensação de estar em outro país.

Catedral da Sé



   A Catedral da Sé foi uma das primeiras igrejas de São Paulo e sua construção começou em 1913 com a pedra fundamental, mas devido a vários problemas só foi inaugurada em 1954 para o 400º aniversário da cidade de São Paulo  no dia 25 de janeiro, mesmo sem estar totalmente finalizada e suas torres só foram terminadas em 1967.

Catedral da SéCatedral da Sé

   Décadas depois a catedral foi restaurada entre os anos de 2000 a 2002 e como encontraram os projetos originais na própria igreja sua restauração seguiu igual ao projeto e até com partes que haviam no projeto, mas que ainda não haviam sido construídas. É considerada uma das cinco maiores catedrais neogóticas do mundo e é a maior igreja de São Paulo. Um dos pontos turísticos mais visitados da capital e abriga até 8000 pessoas.

Catedral da Sé interior
Interior da igreja

   Seus detalhes foram muito bem projetados com pilastras que representam os santos e vitrais coloridos que deixam a luz do sol entrar representando a presença divina, além de ornamentos que representam a nossa fauna e flora. 
   O órgão, fabricado em Milão, infelizmente não funciona mais, pois só pode ser concertado na Itália, mas é considerado o maior da América do Sul.

A cripta


A cripta da Catedral da Sé


Cripta da Catedral da Sé   Fizemos uma visita guiada a cripta, um enorme salão no estilo neogótico em forma de cruz localizado embaixo do altar principal, o altar-mor. Antes de entrar na cripta imaginamos um lugar pequeno e talvez até meio obscuro, mas ao entrar qualquer um se surpreende com o tamanho do lugar e sua beleza. A sensação é de estar entrando em um lugar secreto, onde poucos tem acesso. É como uma igreja embaixo da catedral, mas sua arquitetura também é deslumbrante com certo requinte.

Cripta da Catedral da Sé


  Um detalhe que impressiona também é a altura do teto, com uma cúpula de sete metros de altura que mal parece que está embaixo de outra igreja, além de colunas e escadas feitas de granito, piso de mármore, altar de mármore branco e duas estátuas em mármore de Carrara que representam o juízo final.
   A cripta fica fechada e a visitação é feita somente na companhia do guia, mas é aberta ao público às sextas na missa das 9:00 hs que ocorre lá dentro mesmo. O guia explica tudo sobre a cripta, conta as histórias e fala um pouco sobre a igreja também e a visita dura em torno de 30 minutos.

Câmaras mortuárias
Câmaras mortuárias ocupadas
Câmaras mortuárias
Câmara mortuária vazia
   Lá existem 32 câmaras mortuárias onde estão sepultados bispos e arcebispos de São Paulo e outros personagens que tiveram grande importância na história paulistana como o cacique Tibiriçá que foi um dos primeiros índios catequizados pelos jesuítas em Piratininga, onde mais tarde seria São Paulo.
   Há também outras personalidades como o Padre Feijó, regente do império e do padre Bartolomeu de Gusmão, inventor dos balões aerostáticos, mas nem todas as câmaras estão ocupadas, apenas dezoito. A sepultura do próximo cardeal a falecer já está preparada especialmente para ele.

Câmaras mortuárias
Câmaras mortuárias do cacique Tibiriçá e do Padre Feijó
   Quando fomos havia uma exposição sobre o Santo Sudário, que é o lençol onde foi envolto o corpo de cristo, mas acredito que seja uma exposição fixa, pois já está lá a algum tempo. A exposição impressiona, pois contém uma coroa de espinhos com certificado de originalidade por ser feita com os mesmos espinhos da época de Cristo, além de uma réplica de flagelo e uma cópia exata dos pregos da época. Há também uma autêntica e raríssima moeda do tempo de Cristo.

Santo sudário
Coroa de espinhos feita com o mesmo material da época

santo sudário
Cópia exata de pregos da época de Cristo

santo sudário
Réplica de flagelo do tempo de Cristo
santo sudário
Moeda autêntica do tempo de Cristo
   Uma curiosidade é que a cripta fica no traçado geográfico onde passa a linha imaginário do Trópico de Câncer e fica perto do marco zero da cidade.
   Vale muito a pena a visita à catedral e à cripta e com certeza você irá se surpreender, assim como nós!

Entrada da cripta: R$7,00 por pessoa

Visitas monitoradas: De segunda á sexta-feira das 9:30 ás 12:00 hs e das 13:00 ás 17:30 hs. Sábados das 9:00 ás 12:00 hs e das 13:00 ás 15:30 hs. Domingos ds 12:30 ás 15:30 hs.

* Ás sextas-feiras a cripta é aberta ao público na missa das 9:00 hs

Fotos: Arquivo pessoal

   Espero que tenham gostado e até a próxima!

   Se gostou da matéria deixe um comentário e compartilhe com seus amigos!


Nos acompanhe no Instagram | @Dressacarolinne
Veja mais idéias no Pinterest | Dressa Carolinne
Conheça a Fan Page | @Partedomeuar
Se Inscreva no Canal | Dressa Carolinne

Um comentário:

  1. oLÁ AGORA O INGRESSO CUSTA R$ 10,00 REAIS .. Abs obg por compartilhar nossa Catedral.

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo